Podemos definir Cabeamento Estruturado como uma infraestrutura flexível que deve suportar a utilização de diversos tipos de aplicações tais como: dados, voz, imagem e controles prediais, independente do fabricante ou do tipo de equipamento.
O objetivo conceitual do Sistema de Cabeamento Estruturado é de criar uma padronização para a diversidade de cabos utilizados nos ambientes residenciais e empresariais independente da sua aplicação. Oferece a seus usuários a possibilidade de usufruir de novos serviços quando necessários (pontos de conexão para dados, voz, imagem, alarmes, monitoração, etc.).O Sistema de Cabeamento Estruturado visa padronizar as instalações atendendo as diversas necessidades, como rede de dados, telefonia e outras, independente do tipo de equipamento ou fabricante. Visa também solucionar problemas como crescimento populacional, evolução tecnológica, falhas nos cabos ou nas conexões entre outros.
Por que utilizar o Cabeamento Estruturado?O cabeamento estruturado possui a maior expectativa de vida numa rede (em torno de 15 anos).Os problemas de gerenciamento da camada física contabilizam 50% dos problemas de rede, em cabeamentos não estruturados.Sistema de Cabeamento Estruturado consiste apenas de 2 a 5% do investimento na rede.
Vantagens do Cabeamento Estruturado
- Suporte a diversos padrões de comunicação.
- Permite flexibilidade na mudança de lay-out.
- Possui arquitetura aberta possibilitando a conectividade entre produtos de diversos fabricantes.
- Aderência aos padrões internacionais. Dispositivos que podem ser utilizados no Cabeamento EstruturadoO Cabeamento Estruturado não se restringe apenas às Redes de Computadores. Os seguintes dispositivos também podem ser utilizados:
- Sistema Telefônico / Ramais de PABX
- Redes de Computadores / Computadores Pessoais
- Intercomunicação / Sonorização
- Televisão / TV a Cabo / CFTV
- Controle de Iluminação
- Controle de Acesso / Leitores de Cartão
- Sistemas de Segurança / Detectores de Fumaça
- Controles Ambientais (Ar Condicionado e Ventilação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário