domingo, 19 de agosto de 2012

Muito sal pode provocar demência

Muito-sal-pode-provocar-demência2 Por conta dos efeitos no cérebro, comer muito sal pode provocar demência. O alerta dos médicos visa principalmente aquelas pessoas que comem muito sal, e não praticam exercícios. O declínio da capacidade mental, a médio e longo prazo, pode resultar em degenaração da função cerebral.
Na prática, comer mais que uma colher de chá de sal por dia, pode resultar, ainda, em Doença de Alzheimer.
É ampla a divulgação de que o sal faz mal para o corpo humano, mas as maiores indicações até então eram de malefícios que prejudicavam o funcionamento do coração.
Com o novo estudo feito por pesquisadores no Canadá, ficou comprovado que também deteriora a saúde do cérebro.
Uma das pesquisadoras no estudo, a médica Alexandra Fiocco, afirmou que a ingestão elevada de sódio combinada com o sedentarismo, retarda o funcionamento cognitivo do cérebro, principalmente nos idosos.
O consumo é elevado sempre que ultrapassa 3 mil miligramas ao dia. Para ter uma ideia mais concreta, basta saber que todas as vezes que se come 3 pacotes de batata frita, ou 3 hambúrgueres, a quantidade aceitável é ultrapassada.
A médica canadadense, Carol Greenwood, da Universidade de Toronto, que é estudiosa de condições degenerativas do cérebro, vê neste resultado uma excelente forma de chamar a atenção das pessoas para a importância de manter uma dieta equilibrada.
A especialista recomenda maior ingestão de frutas e verduras, e menor quantidade de alimentos processados.

Ficou por avaliar, ainda, qual é exatamente o lugar onde ocorre a ação do sal, ou em qual parte do cérebro atua mais diretamente, para que cause a demência.
No grupo de pessoas que participou no estudo, os pesquisadores utilizaram uma ferramenta usada para diagnosticar a Doença de Alzheimer. E foi conduzido no decorrer de 3 anos, em 1.262 pessoas, com idade entre 67 e 84 anos, em homens e mulheres

Receitas de colírio caseiro para olhos inflamados

Receitas de colírio caseiro para olhos inflamados1 As receitas de colírio para olhos inflamados são uma alternativa simples e eficaz para aqueles que buscam tratamento na medicina natural. O colírio caseiro também pode ser utilizado para alergias, e até mesmo para amenizar os efeitos da conjuntivite. No dia a dia, seu uso é recomendado para revigorar olhos cansados ou tensos.
Apesar da presença desses malefícios que atacam a saúde dos olhos, muitas pessoas insistem em lavá-los com água da torneira, fator que é um agravante, pois esse tipo de água pode conter vários tipos de susbstâncias químicas contra indicadas para olhos inflamados. Ou podem, ainda, conter bactérias que pioram a inflamação, gerando uma infecção ocular ainda mais séria.
Por ser livre de produtos químicos, a água destilada é a mais recomendada para ser usada na composição da receita. Todos os utensílios utilizados para fazer a receita devem ser fervidos, afim de ter a certeza que ficarão livres de qualquer bactéria ou fungo.
Para prepará-la, ferva 1 copo médio de água com um colher de chá de sal. Desligue assim que atingir o ponto de ebulição. Em seguida, depois que esfriar, pode ser usado normalmente como colírio. Tenha apenas a atenção de transferir o líquido para um frasco devidamente limpo e seco, e que possa ser bem fechado.
Se quiser também poderá usar chá verde em vez do sal. Coloque 2 colheres de sopa de chá verde no copo de água, leve ao fogo e desligue logo que ferver. Tenha a certeza de que estará utilizando um chá verde de qualidade. Deverá coar a mistura antes de seu usada e use filtro de café para fazer a coagem, que deve repetida pelo menos 3 vezes. Outra alternativa, é usar saquinhos de chá verde diretamente sobre os olhos, principalmente quando o sintoma é apenas cansaço.
Nenhuma destas receitas pode ser guardada por mais que um dia. Como não possuem conservantes naturais, pode ser que bactérias se desenvolvam de um dia para o outro, o que pode ser perigoso para os olhos.
O uso do colírio caseiro também é defendido por alguns oftalmologistas, que muitas vezes até dão um guia sobre como prepará-lo

Nenhum comentário:

Postar um comentário