domingo, 19 de agosto de 2012


Remédios caseiros para enxaqueca

Muitas vezes é precedida dos chamados sinais prodrômicos. Estes sinais podem ocorrer poucas horas, ou um dia antes do início da enxaqueca. Tais avisos prévios podem incluir flashs de luz, formigamento nos braços e pernas, náuseas, vômitos, e até mesmo hipersensibilidade ao som e luz, denominadas fonofobia e fotofobia, respectivamente. Os sinais prodrômicos ocorrem devido à expansão dos vasos sanguíneos e pela perda de químicos que rodeiam as fibras nervosas.
As mulheres são 3 vezes mais propensas a sofrer de enxaqueca que os homens. E existem vários fatores que podem desencadear esta condição. Pode ser hereditária, ser provocada pela tensão nervosa, qualidade do sono, tabagismo, certos medicamentos - como vasodilatadores ou anticoncepcionais orais -, adoçantes, excesso de café ou de frutas cítricas, carne com nitritos, exposição à luz fosforescente, por odores fortes, alterações nas condições atmosféricas ou fusos horários, e fome, entre outros.
Entre os remédios naturais mais eficazes está o suco de uvas maduras frescas. E o mais indicado é moer uma quantidade suficiente de grãos para obter um copo de suco sem ter que adicionar água.
Remédios-naturais-para-a-enxaqueca3.jpg
Para aliviar a dor, faça uma compressa de folhas de couve. Esmague uma quantidade que dê para cobrir toda a testa. Deve ficar com esta compressa por várias horas, e com uma reserva extra para a substituição quando as folhas começarem a secar.
No decorrer do dia, ou quando constatar os sinais prévios da enxaqueca, beba a seguinte mistura: 300ml de suco de espinafres, 300ml de suco de cenoura, com 100 ml de suco, ou de pepino, ou de beterraba.
Mantenha o hábito de comer 12 amêndoas todos os dias. Ajuda a prevenir. Assim como os alimentos ricos em niacina: nozes, trigo integral, vegetais de folhas verdes, sementes de girassol, fígado e peixe. Poderá manter uma ingestão frequente de qualquer das opções, ou alterná-las numa base semanal.

Remédios bizarros para curar o resfriado comum

Remédios-bizarros-para-curar-o-resfriado-comum2.jpg
Tosse, calafrios e gripe podem ser tratados rapidamente com os remédios bizarros para curar o resfriado comum. Muitas pessoas recorrem as receitas e segredos da avó para conseguir um método de cura. Mas vamos apresentar opções que estão bem fora do que considerado normal.

Receitas inusitadas

Quando queimadas, as cebolas são consideradas um “santo remédio” caseiro para resfriado, tosse ou gripe. Poderá espetar uma cebola num garfo, e queimá-la diretamente na chama do fogão. Depois que estiver com a primeira camada totalmente queimada, retire a parte que ficará escura e coma. 1 por dia é o suficiente. Diz-se que este remédio caseiro também cura congestão no peito.
Para esta a seguir, bizarra é uma palavra discreta. Mas já que este é o contexto neste artigo, vamos lá: pele de sapo é a outra opção. Se nos contos de fada os sapos se transformam em príncipes, na vida real reforçam as defesas do corpo para eliminar o vírus da gripe. Há que providenciar a pele, secá-la ao sol, depois colocá-la num pano, e golpeá-la até que se transforme num pó. Acrescente uma pitada todos os dias em sucos ou vitaminas. A promessa é de que também cura rouquidão.
Já com a gordura de ganso pode-se obter alívio quase imediato para chiado no peito. O detalhe estranho: Leve a gordura para ferver com um pouco de querosene. Aplique morno no peito, como se fosse Vick Vaporub, massageando por alguns minutos.
Se é daqueles que adoram um drink, vai amar esta: A tradição diz que deve-se providenciar uísque e um chapéu. Coloque o chapéu sobre a mesa e comece a beber. Quando começar a ver 2 chapéus é hora de parar. A crença é que depois da ressaca o resfriado ou gripe terão abandonado o corpo.
Remédios-bizarros-para-curar-o-resfriado-comum3.jpg
Acredite se quiser, mas um truque com meias molhadas é altamente eficaz. Conforme a publicação 1.001 remédios naturais da Readers Digest, deve-se colocar os pés em imersão na água quente por alguns minutos. Em seguida, pegue um par de meias finas, mergulhe-as em água fria, torça, e coloque-as. Por cima, coloque um par de meias bem grossas, e permaneça com as 4 meias por toda a noite. A publicação sugere que este método aumenta a circulação sanguínea, limpando o corpo.
Se está sofrendo com dor de garganta, esqueça o gargarejo com água salgada. Comer chocolate não só alivia a congestão no peito, como também acalma a inflamação.
Para quem gosta do inusitado e diferente, vale a pena tentar 

Muito sal pode provocar demência

Muito-sal-pode-provocar-demência2 Por conta dos efeitos no cérebro, comer muito sal pode provocar demência. O alerta dos médicos visa principalmente aquelas pessoas que comem muito sal, e não praticam exercícios. O declínio da capacidade mental, a médio e longo prazo, pode resultar em degenaração da função cerebral.
Na prática, comer mais que uma colher de chá de sal por dia, pode resultar, ainda, em Doença de Alzheimer.
É ampla a divulgação de que o sal faz mal para o corpo humano, mas as maiores indicações até então eram de malefícios que prejudicavam o funcionamento do coração.
Com o novo estudo feito por pesquisadores no Canadá, ficou comprovado que também deteriora a saúde do cérebro.
Uma das pesquisadoras no estudo, a médica Alexandra Fiocco, afirmou que a ingestão elevada de sódio combinada com o sedentarismo, retarda o funcionamento cognitivo do cérebro, principalmente nos idosos.
O consumo é elevado sempre que ultrapassa 3 mil miligramas ao dia. Para ter uma ideia mais concreta, basta saber que todas as vezes que se come 3 pacotes de batata frita, ou 3 hambúrgueres, a quantidade aceitável é ultrapassada.
A médica canadadense, Carol Greenwood, da Universidade de Toronto, que é estudiosa de condições degenerativas do cérebro, vê neste resultado uma excelente forma de chamar a atenção das pessoas para a importância de manter uma dieta equilibrada.
A especialista recomenda maior ingestão de frutas e verduras, e menor quantidade de alimentos processados.

Ficou por avaliar, ainda, qual é exatamente o lugar onde ocorre a ação do sal, ou em qual parte do cérebro atua mais diretamente, para que cause a demência.
No grupo de pessoas que participou no estudo, os pesquisadores utilizaram uma ferramenta usada para diagnosticar a Doença de Alzheimer. E foi conduzido no decorrer de 3 anos, em 1.262 pessoas, com idade entre 67 e 84 anos, em homens e mulheres

Receitas de colírio caseiro para olhos inflamados

Receitas de colírio caseiro para olhos inflamados1 As receitas de colírio para olhos inflamados são uma alternativa simples e eficaz para aqueles que buscam tratamento na medicina natural. O colírio caseiro também pode ser utilizado para alergias, e até mesmo para amenizar os efeitos da conjuntivite. No dia a dia, seu uso é recomendado para revigorar olhos cansados ou tensos.
Apesar da presença desses malefícios que atacam a saúde dos olhos, muitas pessoas insistem em lavá-los com água da torneira, fator que é um agravante, pois esse tipo de água pode conter vários tipos de susbstâncias químicas contra indicadas para olhos inflamados. Ou podem, ainda, conter bactérias que pioram a inflamação, gerando uma infecção ocular ainda mais séria.
Por ser livre de produtos químicos, a água destilada é a mais recomendada para ser usada na composição da receita. Todos os utensílios utilizados para fazer a receita devem ser fervidos, afim de ter a certeza que ficarão livres de qualquer bactéria ou fungo.
Para prepará-la, ferva 1 copo médio de água com um colher de chá de sal. Desligue assim que atingir o ponto de ebulição. Em seguida, depois que esfriar, pode ser usado normalmente como colírio. Tenha apenas a atenção de transferir o líquido para um frasco devidamente limpo e seco, e que possa ser bem fechado.
Se quiser também poderá usar chá verde em vez do sal. Coloque 2 colheres de sopa de chá verde no copo de água, leve ao fogo e desligue logo que ferver. Tenha a certeza de que estará utilizando um chá verde de qualidade. Deverá coar a mistura antes de seu usada e use filtro de café para fazer a coagem, que deve repetida pelo menos 3 vezes. Outra alternativa, é usar saquinhos de chá verde diretamente sobre os olhos, principalmente quando o sintoma é apenas cansaço.
Nenhuma destas receitas pode ser guardada por mais que um dia. Como não possuem conservantes naturais, pode ser que bactérias se desenvolvam de um dia para o outro, o que pode ser perigoso para os olhos.
O uso do colírio caseiro também é defendido por alguns oftalmologistas, que muitas vezes até dão um guia sobre como prepará-lo