domingo, 29 de julho de 2012

ssário
Doenças do Sangue
 
O sangue é bombeado pelo coração para todo organismo pelo sistema circulatório. É constituído por células (45%) e pelo plasma (55%).

As células sangüíneas são constituídas de células vermelhas (eritrócitos), células brancas (leucócitos) e de plaquetas (trombócitos), todas formadas na medula dos ossos, e cada tipo com funções diferentes. O baço também produz células formadoras do sangue e também anticorpos. O plasma é um liquido complexo constituído por vários tipos de íons, proteínas, enzimas, hormônios, nutrientes, moléculas para serem eliminadas pelo organismo (como a uréia, por exemplo), fatores de coagulação e água.

O sangue através de seus glóbulos vermelhos transporta oxigênio dos pulmões para os tecidos e retira o gás carbônico dos tecidos levando-o para ser eliminado pelos pulmões. Através dos seus glóbulos brancos participa ativamente da defesa do organismo. A sangue contem ainda proteínas que regulam o sangramento. Outra função básica do sangue é o transporte de anticorpos, nutrientes, glicose, gorduras, vitaminas e sais minerais.

O exame hematológico estuda as células do sangue e permite identificar inúmeras doenças, desde aquelas próprias do sangue (como a anemia e a leucemia, por exemplo) até infecções e doenças alérgicas. O baço aumenta de tamanho em diversas doenças do sangue.

As principais doenças hematológicas na terceira idade são a anemia, as hemorragias, as leucopenias, as leucemias, e os tumores de células sangüíneas, como o linfoma e o mieloma múltiplo.

A anemia é a diminuição do número de glóbulos vermelhos ou de seu conteúdo (hemoglobina), da produção de glóbulos vermelhos e também ocorre quando há destruição exagerada . É uma grave conseqüência da desnutrição. A principal causa de anemia é a deficiência de ferro (anemia ferropriva), substância básica na formação da hemoglobina. Pode também ocorrer na deficiência de vitamina B12, de cobre e de zinco.

Na terceira idade a anemia é de extrema importância sendo freqüentemente não diagnosticada ou quando diagnosticada mal orientada. A perda contínua e discreta de sangue pelas fezes (devida a um tumor intestinal silencioso, por exemplo) pode levar a anemia com poucas manifestações clínicas devida sua instalação lenta, o mesmo podendo ocorrer na perda sangüínea vaginal continuada (mioma uterino, por exemplo).

A anemia que se instala aos poucos é comum na terceira idade e com freqüência está relacionada ao câncer, mas pode também ser devida a erros alimentares. Dietas pobres em ferro e em vegetais, utilizadas durante muito tempo, podem levar a anemia. Dietas pouco diversificadas muito comuns em vários tipos de tratamentos , como no diabetes, por exemplo, são causas de anemia na terceira idade.

Situações em que há má absorção de alimentos (doenças do estômago, por exemplo) também podem levar a anemia por deficiência de vitamina B12. A deficiência de vitamina C pode também ser causa de anemia na terceira idade como o alcoolismo. A doença renal e os distúrbios da tireóide podem levar à anemia. Vários medicamentos podem provocar a anemia destacando-se antibióticos (cloranfenicol e várias penicilinas, por exemplo), quimioterápicos, anticonvulsivantes (carbamazepina, por exemplo), drogas usadas no tratamento da tireóide, do diabetes e da alergia. Vários antiinflamatórios e tranqüilizantes podem também levar a anemia.

A anemia se manifesta de maneira variável, podendo ocorrer distúrbios cardíacos, vasculares e pulmonares. A fadiga e falta de disposição são os sintomas mais freqüente. Há também emagrecimento e palidez. Pode ocorrer em pessoas obesas que tenham dieta pouco diversificada.

O hemograma é o principal exame para o estudo da anemia, aonde se observa diminuição na taxa de hemoglobina. A dosagem de ferro no sangue e a pesquisa de sangue oculto na fezes também fazem parte do estudo da anemia. Algumas vezes há necessidade de se examinar a medula óssea, local formador das células componentes do sangue.

O tratamento correto da anemia deve se basear em um diagnóstico que especifique a sua causa exata. É freqüente o tratamento inespecífico da anemia com a utilização de complexos vitamínicos sem qualquer critério. Em certas situações deve ser feita a reposição de ferro ou ácido fólico, em outras de vitamina B12. Há situações em que há necessidade de transfusão de sangue.

Várias situações podem levar a hemorragias, desde simples doenças vasculares cutâneas (púrpuras) até graves distúrbios da coagulação do sangue. A hemofilia, a leucemia, inúmeras doenças como câncer e infecções graves podem evoluir com hemorragias. Deficiência de vitaminas C e K são também causas de hemorragia. A aspirina (ácido acetil-salicílico) pode levar a hemorragias em pessoas que já apresentem tendência à sangramentos. Certos antibióticos derivados da penicilina também podem aumentar a tendência a sangramentos.

Na terceira idade é comum o aparecimento de manchas de sangue ou púrpuras nos braços e mãos.

É um processo benigno denominado púrpura senil. A hemorragia nasal pode também ser um sintoma.

Ocorre com freqüência na hipertensão arterial mas pode ser um sintoma de diminuição da coagulação sangüínea, sugerindo uma leucemia, por exemplo. Faz parte também do quadro da inflamação nasal que acompanha os resfriados e as gripes.

O diagnóstico das doenças hemorrágicas é feito pelo coagulograma, exame que mostra os tempos de sangramento e de coagulação, a contagem de plaquetas, o tempo de protrombina e outros índices que avaliam a coagulação sangüínea.

A leucopenia é a diminuição de glóbulos brancos do sangue. Na terceira idade a diminuição dos glóbulos brancos em geral está relacionada a infecções à vírus ou a bactéria. A influência de determinados medicamentos e o câncer também são causas de leucopenia na terceira idade. Alguns medicamentos podem levar a leucopenia (antiarrítmicos, antibióticos, anticonvulsivantes, antihipertensivos, cortisona), drogas usadas no tratamento do diabetes e na doença da tireóide e alguns diuréticos (hidroclorotiazida, por exemplo) e tranqüilizantes também podem levar a leucopenia. As drogas quimioterápicas também produzem leucopenia. Ver leucopenia.

Em infecções bacterianas graves pode haver aumento de glóbulos brancos ou leucocitose.

A leucemia é o câncer formado pelas células brancas que compõem o sangue. A causa da leucemia não é conhecida, mas alguns tipos estão relacionados a vírus. A exposição à irradiação e a certos produtos químicos (benzeno) também podem ser responsáveis pela leucemia. Certas doenças familiares também apresentam uma freqüência maior da doença.

Certos tipos de leucemia infiltram gânglios, fígado e baço, e também o sistema nervoso.

A forma de leucemia mais comum na terceira idade é denominada linfocítica crônica e tem forte predisposição hereditária. Ocorre principalmente entre homens. Tem evolução arrastada, podendo ocorrer anemia, maior tendência a hemorragias e infiltra gânglios e baço.

Os tumores ou câncer das células sangüíneas na terceira idade são o linfoma e o mieloma múltiplo.

Linfoma ou câncer linfático é o tumor dos sistemas linfático e reticuloendotelial. O sistema linfático é constituído por gânglios e vasos linfáticos . A função dos gânglios é filtrar o sangue tornando-o "limpo".

A forma mais freqüente é denominada linfoma não-Hodgkin ou linfossarcoma. Ocorre em qualquer idade mas há uma certa tendência para aumentar sua freqüência na terceira idade.

O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de células componentes do sangue denominadas plasmocitos. Caracteriza-se pela produção exagerada de uma proteína denominada Bence-Jones. É freqüente na terceira idade.

Compromete determinados ossos do esqueleto: crânio, coluna vertebral, quadril e costelas, levando a sua destruição. O doente apresenta anemia, pode se queixar de dores ósseas, fraqueza, e perda de peso. Pode ocorrer insuficiência renal e imunodeficiência, o que aumenta a suscetibilidade a infecções. Há tendência a hemorragias.
 

As dicas deste portal não dispensam a consulta a um especialista ou acompanhamento de um médico.  Queremos apenas ser fonte de orientação e estudo.

Que ossos são esses que causam tantas dores no pés?


Por Dra. Ana Paula Simões | 19/06/2012 - Atualizada às 17:54

Há dois ossos sesamóides em cada pé, um medial e um lateral
Há dois ossos sesamóides em cada pé, um medial e um lateral 
Foto: Reprodução
1  2  3 
Onde fica o osso sesamóide?- Os sesamóides são encontrados embaixo da articulação do dedo grande (hálux) e são tipicamente de tamanho pequeno (como dois feijões). Há dois ossos sesamóides em cada pé, sendo um medial e outro lateral (como mostra a figura1). Mas algumas pessoas podem tê-los ainda separados ao meio, o que chamamos de sesamóide bipartido. 

O que faz o osso sesamóide?- Os ossos sesamóides estão embutidos no tendão flexor do hálux, mas o que torna estes ossos pequenos tão importantes não é a sua localização, mas a natureza. Eles foram concebidos para funcionar como um ponto de apoio ou um braço de alavanca para os tendões flexores. Equivalente ao seu trabalho como um ponto de apoio, os ossos sesamóides também atuam como um guarda-costas para seus tendões circundantes, onde sua função é a de atuar como um fulcro para segurar os tendões mais longe da articulação. Em cima da proteção, os sesamóides também servem para reforçar os efeitos de tendões do ponto de vista mecânico, como roldanas (como na figura 2).

Por que eles doem?- O problema com os ossos sesamóides é a sua localização (em alguns indivíduos o tamanho deles também influencia). Como você pode ver na imagem 2, eles estão situados em uma área de alta pressão. Este simples fato, combinado com a sua proximidade com os tendões e esportes de impacto, propicia inflamação e dor, o que damos o nome de sesamoidite. 

Uma pisada pronada no antepé e sobrepeso também contribuem para o aumento de carga e pressão na região. Assim como andar, dançar e correr na “meia ponta”. Além de inflamar eles podem até fraturar (figura 3).

Como tratar?- Em casos menos graves, medicamentos anti-inflamatórios funcionam muito bem na redução da dor. Há também cintas ou órteses que são usadas para segurar o hálux ou bandagens que evitam a hiperextensão, movimento que irrita os tendões em torno do osso sesamóide. Solas de sapatos almofadadas ou palmilhas também pode ser usados para reduzir a dor. 

Mas o ideal é procurar um médico para fazer o diagnóstico correto pois existem casos em que ocorrem necroses desses ossos e o tratamento pode variar desde fisioterapia, infiltrações, podendo chegar a ser cirúrgico em alguns casos.

domingo, 22 de julho de 2012


1 - Quais são os ossos que compõem o antebraço?
2 - Quantos ossos compõem a face?
3 - Quantas vértebras possuem a região torácica?
4 - Qual o nome da primeira vértebra cervical?
5 - Qual o músculo mais longo do corpo humano?
6 - Qual músculo responsável pelo riso?
7 - Quantos são os ossos do tarso?
8 - Qual destes músculos é o responsável pela inspiração?
9 - Quantas porções tem o tríceps braquial?
10 - Qual destes músculos não faz parte do tórax?
  • 1 - Quais são os ossos que compõem o antebraço?
    Sua resposta: Rádio e Ulna
    Existem apenas dois ossos que compõem o antebraço, que são o rádio e a ulna.
    75.01% das pessoas responderam corretamente.
    2 - Quantos ossos compõem a face?
    Sua resposta: [resposta em branco]
    Resposta correta: 14
    Os ossos da cabeça se dividem em ossos da face e do crânio, possuindo 14 e 8, respectivamente.
    18.70% das pessoas responderam corretamente.
    3 - Quantas vértebras possuem a região torácica?
    Sua resposta: [resposta em branco]
    Resposta correta: 12
    Existem 12 vértebras na região torácica.
    42.23% das pessoas responderam corretamente.
    4 - Qual o nome da primeira vértebra cervical?
    Sua resposta: [resposta em branco]
    Resposta correta: Atlas
    Fazendo alusão ao titã, que segura o globo, a primeira vértebra cervical se chama Atlas.
    35.89% das pessoas responderam corretamente.
    5 - Qual o músculo mais longo do corpo humano?
    Sua resposta: [resposta em branco]
    Resposta correta: Sartório
    O músculo mais longo é o sartório.
    34.17% das pessoas responderam corretamente.
    6 - Qual músculo responsável pelo riso?
    Sua resposta: [resposta em branco]
    Resposta correta: Zigomático Maior
    Zigomático maior é o responsável.
    31.19% das pessoas responderam corretamente.
    7 - Quantos são os ossos do tarso?
    Sua resposta: [resposta em branco]
    Resposta correta: 7
    Os Ossos do Tarso são em número de 7 divididos em duas fileiras: proximal e distal.
    28.65% das pessoas responderam corretamente.
    8 - Qual destes músculos é o responsável pela inspiração?
    Sua resposta: [resposta em branco]
    Resposta correta: Intercostais externos
    Sua ação: Elevação das costelas (ação inspiratória).
    18.65% das pessoas responderam corretamente.
    9 - Quantas porções tem o tríceps braquial?
    Sua resposta: [resposta em branco]
    Resposta correta: 3
    Porções longa, medial e lateral.
    47.04% das pessoas responderam corretamente.
    10 - Qual destes músculos não faz parte do tórax?
    Sua resposta: [resposta em branco]
    Resposta correta: Diafragma
    O diafragma é um músculo que se encontra na região superior do abdome